Terça-feira, 24 de Maio de 2016

Por terras da Ibéria - Leão V - MUSAC, Praça de São Marcos e Parque de Quevedo

 

 

POR TERRAS DA IBÉRIA

 

LEÃO V - MUSAC, PRAÇA DE SÃO MARCOS E PARQUE DE QUEVEDO

 

 


1.- Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão (MUSAC)

 

 

Para nos dirigirmos para o Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão temos que passar pela Praça de São Marcos.

 

O Convento de São Marcos, e a sua Igreja, impõem-se, imponentemente, na Praça.

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Torcemos à direita e temos o edifício modernista do Auditório da Cidade de Leão visto, quer de um ângulo,

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quer de outro mais à frente em direção ao MUSAC.

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No jardim em frente ao edifício da Junta de Castela e Leão, Delegação Territorial

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uma escultura recente, representando o “Pendão de Leão”.

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Um pouco mais à frente, um edifício envidraçado, refletindo os prédios que lhe estão contíguos.

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 (Pormenor I)

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 (Pormenor II)

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 (Pormenor III)

E, logo de seguida, aparece-nos o edifício do MUSAC.

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Segundo explica o artigo sob a designação “MUSAC”, trata-se de "um edifício com uma planta peculiar, herdada da geometria de alguns mosaicos romanos, cuja originalidade radica em que mediante dois políginos - um quadrado e um losango - permite realizar uma superfície contínua sobre o plano.

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Um dos sinais de identidade deste peculiar edifício é a sua fachada composta por mais de três mil vidros coloridos, inspirados no vitral de «El Halconero»,

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 (Fonte:- Diário de Leão)

um dos mais antigos da Catedral de Leão, do século XIII".

 

Entrámos.

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"O interior, com o seu betão armado branco,

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é o protagonista de um lugar em que os espaços fluem entre si”.

 

Nosso desejo era ver também outros protagonistas nas suas diferentes exposições, quer permanentes, quer temporárias.

Tivemos azar.

 

A não ser a parte da receção, cafetaria e livraria, estava tudo fechado, porquanto se procedia à renovação de exposições.

 

Tomámos um café. Vimos alguns exemplares de livros expostos

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 (Livro I)

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e reparámos para este tipo de “bonecas” expostas.

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Aliás, no hotel onde nos alojámos, no seu interior, no princípio das escadas de acesso aos andares, também vimos uma delas, embora em tamanho maior. Algum significado devem ter para os leoneses. Simplesmente não conseguimos descobrir.

 

E, daqui, rumámos à Praça de São Marcos.

 

 

2.- Praça de São Marcos

 

 

Como dissemos, o que mais se destaca, ao entrarmos nesta Praça, é a imponência deste edifício, conhecido pelo Convento de São Marcos. É também uma das grandes joias da arquitetura da cidade de Leão, a par da Catedral e da Basílica de Santo Isidoro. E é um dos monumentos mais importantes do Renascimento espanhol.

Citando Samuel Edward Cook Widdrington, capitão de navio da Royal Navy, Sketches in Spain (1829), referido no artigo da Wikipédia “Convento de San Marcos (León)”, para o qual aconselhamos a sua leitura, “nada se pode sobrepor à beleza dos arabescos e demais ornamentos da fachada de São Marcos”.

 

Começou a ser construído no século XII, quando a filha de D. Afonso VII, D. Sancha de Castela, doou uma grande quantidade de dinheiro para a construção de um albergue, fora da cidade, para dar guarida aos peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela.

 

Para sabermos das suas fases de construção, nada melhor do que ler atentamente o artigo da Wikipédia acima citado.

 

Na verdade, de todo o conjunto, é a sua fachada renascentista, uma pérola do plateresco espanhol, que mais se destaca no meio da Praça que leva o seu nome.

 

O Convento de São Marcos, com a sua fachada defronte para a Praça, acabou por ser uma oferta de D. Fernando, o Católico, à cidade de Leão, ao lhe proporcionar a quantidade de dinheiro necessário para que esta obra do Renascimento pudesse ser erguida.

 

Vejamos as suas principais componentes.

 

 

a).- A Portada e Entrada Principal

 

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Tem dois corpos, mais o “pente” de adorno, de estilo plateresco, se bem que, no século XVIII, lhe acrescentaram elementos barrocos.

 

O primeiro corpo tem um arco de meio ponto com roseta e intradorso decorado. A chave é de tipo exaltado, representando São Marcos.

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Há medalhões com inscrições bíblicas e um alto-relevo de Santiago triunfante na batalha de Clavijo.

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Possui um vão de estilo barroco, com o escudo de armas de Santiago e o do Reino de Leão. No “pente” de adorno estão representados o Escudo de Armas Reais e uma estátua da Fama, obra de Valladolid.

 

No cimo, coroando a Portada, um óculo em forma de grande roseta.

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b).- Claustro

 

 

Divide-se em quatro lanços ou partes: duas delas são do século XVII e são obra de Juan de Badajoz, o Moço, tendo uma das partes um baixo-relevo representando um Nascimento, obra de Juan de Juni; as outras duas partes são dos séculos XVII e XVIII.

 

 

c).- Igreja

 

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É de estilo gótico hispano tardio, chamado «Reis Católicos». A Portada está flanqueada por duas torres, inacabadas, e, entre elas, uma grande abóbada de cruzeiro. Destacam-se dois nichos, um em cada torre e, num deles, encontra-se gravada a data em que a igreja foi concluída: 3 de junho de 1541.

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No exterior da sua Fachada virada para a Praça estão representados dois relevos: o Calvário com a Cruz

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e a Descida da Cruz, de Juan de Juni.

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No seu interior apresenta uma ampla e espaçosa nave, com o cruzeiro separado por uma grade.

 

No retábulo do Altar-mor, destaca-se: os Apóstolos e a Anunciação, do século XVII.

 

 

d).- Museu/Antiga sacristia

 

 

É constituído por 3 salas, destacando-se duas delas, que formavam a antiga sacristia, obra de Juan de Badajoz, o Moço.

 

 

e).- Coro

 

 

A parte baixa é obra de Guillermo Doncel (século XVI), o resto é obra de Juan de Juni.

 

***

 

Em 1875, o Ayuntamiento pensou deitar abaixo esta joia, destino do qual se livrou, ao contrário, infelizmente, de outros edifícios desta cidade de Leão.

 

Ao longo da história, aliás muito convulsa, este edifício, para além da sua função inicial, primordial, de convento, hospital e albergue para peregrinos que rumavam a Santiago, a partir de 1836, com a desamortização de Mendizábel, o Convento, com o seu Claustro, teve os seguintes usos:

 

Prisão - Um dos seus “hóspedes” mais ilustre foi o escritor Francisco de Quevedo, entre 1639 e 1643;
Instituição de Ensino (Segunda Enseñanza);
Casa de Missionários e Correção de Eclesiásticos;
Escola de Veterinária;
Casa das Missões da Companhia de Jesus;
Hospital Penitenciário;
Casa Central de Estudos dos Padres Escolápios;
• Instalações do Estado-maior do 7º Corpo do Exército;
Prisão Militar;
Campo de Concentração de prisioneiros republicanos durante a Guerra Civil (desde 25 de julho de 1936) e pós-guerra. Foi entre 1936 e 1940 um dos estabelecimentos repressivos mais severos da Espanha franquista, albergando uma população de 6 700 homens. Foi o símbolo da repressão em Leão e parte de Espanha, tendo custado a vida a 791 fuzilados, 1 563 «paseados» e 598 sem «asignar» (executados, «paseados», mortos nos campos, etc..) e mais de 15 860 prisioneiros políticos distribuídos por campos, leoneses e nacionais;
Quartel de Cavalaria;
Deputação;
Diocese;
Ministério da Guerra, Fazenda e da Educação.

 

Hoje em dia, o Convento de São Marcos tem 3 usos:

 

Parador (Pousada) Nacional, com a categoria de 5 estrelas, desde 1964, possuindo no seu interior importantes obras de arte;
Igreja consagrada desde 1541;
Museu desde 1869, possuindo valiosas obras, como o conhecido Cristo de Carrizo, do século XI, a Cruz de Peñalba e o retábulo da Igreja de São Marcelo.

 

 

3.- Parque de Quevedo

 

 

Depois de observada esta joia arquitetónica, com as suas respetivas dependências, atravessámos o rio Bernesga, que passa a seu lado, pela ponte medieval, que leva também o nome de São Marcos,

25.- 2016 - Camino del Salvador - León (748).jpg

e por onde passam os peregrinos que percorrem o Caminho Francês, em direção a Santiago de Compostela, fomos ter ao Parque de Quevedo.

 

O Parque de Quevedo, que fica ao lado da avenida com o mesmo nome e na margem esquerda do rio Bernesga, tem uma superfície de 48 042 metros quadrados e, para além de alguns exemplares de avifauna, possui 69 espécies arbóreas diferentes.

 

Os frequentadores deste espaço são os «maiores» (a que nós em Portugal chamamos «os velhos»), sentados ou em grupos, em amena cavaqueira,

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ou a dois,

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confiando confidências; e a pequenada, acompanhada de um ou os dois pais.

 

Florens privilegiou o itinerário botânico,

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entretendo-se a fotografar as diferentes e ricas espécies de árvores;

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nós, entretínhamo-nos a ver os pavões,

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constantemente

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a «pavonearem-se»,

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e outros animais.

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Começava a “cair” o dia. De pronto, atravessámos a Ponte de São Marcos, olhando para o seu entorno.

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 (Entorno I)

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 (Entorno II)

Sensivelmente a meio da Ponte, um acordeonista exibindo os seus dotes artísticos

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e, já quase no fim da mesma, um dos lados do imponente Convento.

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Dirigimo-nos até junto da estátua que representa O Peregrino, local onde, amanhã de manhã, sairemos para dar início ao Caminho do Salvador.

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E, daqui, fomos cuidar da “janta”.

 

No regresso ao hotel, porque situado a dois passos da Praça de São Marcos, mais um pequeno passeio para ver de noite o Convento de São Marcos iluminado.

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E fomo-nos deitar pois, de manhazinha, começava a nossa “empreitada” pela qual aqui viemos.

 

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publicado por andanhos às 18:20
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