Segunda-feira, 23 de Maio de 2016

Por terras da Ibéria - Leão IV - Praça Maior e Praça "del Grano"

 

 

POR TERRAS DA IBÉRIA

 

LEÃO IV - PRAÇA MAIOR E PRAÇA “DEL GRANO”

 

01.- 2016 - Camino del Salvador - León (474).jpg


Depois de termos falado da Praçade la Regla” e da Praça de Santo Isidoro, nestes dois últimos posts, vamos falar de mais três praças emblemáticas da cidade de Leão.

 

1.- Praça Maior

 

Levantámo-nos cedo e, depois de tomado o pequeno-almoço no respetivo alojamento onde pernoitámos, pela Grã Via de São Marcos, dirigimo-nos para a nossa placa giratória que nos lança no Centro Histórico de Leão - a Praça de São Domingos (Plaza de Santo Domingo, como é chamada pelos espanhóis).

 

Aqui observámos a Torre da Igreja de São Marcelo.

02.- 2016 - Camino del Salvador - León (349).jpg

 No início da "Calle Ancha", despertou-nos a atenção esta "figura".

03.- 2016 - Camino del Salvador - León (425).jpg

Quando pretendíamos entrar no interior do templo, encontrámos a porta fechada.

 

Passámos pelo antigo edifício do Ayuntamiento de Leão,

04.- 2016 - Camino del Salvador - León (422).jpg

hoje “Oficinade Turismo de Leão, pelo Mercado

05.- 2016 - Camino del Salvador - León (431).jpg

 (Perspetiva parcial do exterior do Mercado de la Luna)

05a.- 2016 - Camino del Salvador - León (433).jpg

(Uma perspetiva do interior do Mercado de la Luna)

 

e Palácio do Conde "de la Luna"

06.- img_6710.jpg

entrámos na Igreja de São Salvador de Palat de Rey” (D. Ramiro II) - hoje transformada em Museu -,

07.- 2016 - Camino del Salvador - León (435).jpg

(Perspetiva exterior)

07a.- 2016 - Camino del Salvador - León (436).jpg

(Pormenor do campanário)

08.- 2016 - Camino del Salvador - León (451).jpg

(Um dos aspetos da exposição)

08a.- 2016 - Camino del Salvador - León (443).jpg

(Pormenor de uma Custódia)

e dirigimo-nos para a Praça Maior de Leão.

09.- 2016 - Camino del Salvador - León (458).jpg

 

A Praça Maior de Leão encontra-se no Centro Histórico da cidade, no seu típico bairro Húmedo, muito perto da Catedral, mas já fora das suas antigas muralhas.

 

E, porque era quarta-feira, nela fomos encontrar um mercado (feira), onde vimos vender fruta, verduras, hortaliça, enchidos, queijos, roupa e outra quinquilharia.

10.- 2016 - Camino del Salvador - León (466).jpg

Durante a Idade Média, este local foi o mais importante fora das suas muralhas. Aqui se vendiam produtos cultivados no campo, pão e animais domésticos. Foi também chamada de Praça do Pão, dada a quantidade de padarias e fornos que existiam ao seu redor.

 

Serviu também como lugar de execuções públicas e de praça de toiros. E foi palco de festejos da Corte Isabelina.

 

Em consequência de um terrível incêndio ocorrido em fevereiro de 1654, parte do Mercado, e do conjunto do seu casario, ficou destruído. Face a este desastre, planeou-se a construção de uma nova praça.

 

Essa nova praça que, essencialmente, é a que hoje podemos contemplar, tem um perímetro ligeiramente trapezoide, com aproximadamente quatro mil metros quadrados, refletindo os desenhos e plantas, quer do padre Antonio Ambrosio, na sua primeira fase, quer os planos de Francisco del Piñal, na segunda.

 

Em 1677, vinte anos depois daquele grande incêndio, estava construída.

 

É uma típica praça castelhana, similar a muitas outras espanholas, e considerada a sexta praça maior mais antiga de Espanha.

 

Nesta Praça o edifício como “El Mirador”, ou Consistório, é o que mais se destaca do conjunto. É de estilo barroco, com duas torres retangulares, terminadas em capitéis. Atualmente este edifício é sede da “OficinaMunicipal de Artes Plásticas e também da Junta de Confrades da Semana Santa, muito famosa nesta cidade.

 

Para além deste edifício, a Praça está rodeada de outros, com arcadas e varandas, localizando-se neles vários locais de ócio, como bares e pubs, e um hotel, o Hotel NH Plaza Mayor.

 

A título de curiosidade histórica, foi nesta Praça que os leoneses se reuniram para dar o grito de guerra contra a ocupação francesa, em 1810.

 

Hoje em dia, para além de Mercado (feira) às quartas e sábados, das 9 as 15 horas, é um local muito frequentado durante as festas patronais em honra de São João e São Froilán, nomeadamente com a realização de concertos; durante os festejos do Carnaval e a Semana Santa. A maior parte das procissões que se realizam em Leão passam por esta Praça.

 

Nos meses de verão, esta Praça converte-se num ponto importante para os leoneses, que acorrem às esplanadas dos seus bares e pubs para reunião e convívio, fazendo as delícias de turistas que por aqui passam.

 

Nas nossas deambulações até ao próximo destino, este pormenor de um edifício.

11.- 2016 - Camino del Salvador - León (428).jpg

 

2.- Praça “del Grano” (ou de Santa Maria do Caminho)

 

Da Praça Maior, dirigimo-nos para a Praça de Santa Maria do Caminho ou Praçadel Grano”.

12.- 2016 - Camino del Salvador - León (549).jpg

A Praçadel Grano”, situada na zona sul do popular bairro Húmedo, é um dos lugares mais pitorescos de Leão, ao conservar o empedrado característico da época medieval (apesar de atualmente correr uma forte polémica quanto à sua substituição, face ao incómodo deste tipo de piso para andar) e algumas casas com arcadas em madeira, que datam do século XVI.

12a.- 2016 - Camino del Salvador - León (545).jpg

Chama-se Praçadel Grano” - embora o seu nome oficial seja Praça de Santa Maria do Caminho - devido ao facto de ali, durante a época medieval, ser mercado (feira) de venda de cereais e outros produtos do campo.

 

Nesta Praça ainda podemos encontrar:

 

a).- Igreja de Santa Maria do Caminho

 

É também conhecida por Igreja do Mercado.

 

Não é a sua Fachada Principal que dá para a Praça, mas a sua cabeceira, com a respetiva abside.

13.- 2016 - Camino del Salvador - León (546).jpg

Entrámos dentro desta Igreja, depois dos seus fiéis terem acabado de assistir à Missa, e, do seu conjunto, destacámos a imagem da Virgem do Caminho,

15.- 2016 - Camino del Salvador - León (572).jpg

do século XV, patrona da cidade. Conforme se pode ver pelo seu aspeto - e dada a grande devoção que os habitantes deste bairro onde a Praçadel Grano” está situada - à Virgem do Caminho também lhe dão o apodo de a “Morenica del Mercado”.

 

Outro elemento que também nos despertou a atenção foi este lindo e pequeno vitral com o escudo de Leão.

16.- 2016 - Camino del Salvador - León (568).jpg

 

b).- Convento “de las Carbajalas”

 

Está situado à esquerda da Igreja de Santa Maria do Caminho. O Convento, para além da sua igreja, tem uma Hospedaria e o Albergue de Peregrinos de Leão,

17.- 2016 - Camino del Salvador - León (547).jpg

usado, principalmente, pelos peregrinos que rumam a Santiago de Compostela fazendo o Caminho Francês.

 

Entrámos numa pequena dependência deste Convento, na receção do albergue, para ir levantar a Credencial Especial para os peregrinos que pretendem fazer o Caminho do Salvador e que, em Oviedo, pretendam obter a respetiva «Salvadorana». Se bem que a Credencial Jacobeia também sirva para este efeito, contudo, fizemos questão de levar tudo a seu perfeito rigor.

 

c).- A Fonte clássica

 

No centro desta Praça encontrámos uma fonte. Segundo rezam os panfletos turísticos, a mesma representa e simboliza a confluência, em Leão, dos rios que por esta cidade passam - o Bernerga e o Torío.

18.- 2016 - Camino del Salvador - León (518).jpg

Foi inaugurada em 1769. Tem forma quadrada sobre um pedestal de pedra. No centro eleva-se uma coluna de base ática e um capitel com folhas de acanto e espadana. Ao alto está representado o escudo da cidade. Unidos à coluna estão dois meninos, em estilo barroco, cruzando os braços pelos ombros e amparando uma máscara de leão vertendo água para uma taça. As esculturas são obra de D. Felix de Cusac e seu ajudante, D. José Velasco.

 

Esta fonte, como se pode ver pela imagem, está ladeada por duas frondosas árvores.

19.- 2016 - Camino del Salvador - León (551).jpg

 

d).- A Cruz de Pedra

 

É considerada o “rolo”, picota, ou pelourinho da cidade. Em 1889 acrescentaram-lhe uma peanha de pedra.

20.- 2016 - Camino del Salvador - León (517).jpg

Segundo a lenda, esta Cruz, que se encontra situada junto à cabeceira da Igreja de Santa Maria do Caminho, está exatamente no mesmo lugar onde apareceu a Virgem.

 

Era também aqui, junto à Cruz que, todos os sábados, os confrades da Igreja de Santa Maria, cantavam o “Salvé”.

 

Para além de Mercado (feira), esta Praça teve outros usos, como sejam, foi lugar oficial onde se apregoavam as ordens municipais e outras decisões e, inclusivamente, até serviu de praça de toiros.

 

Hoje em dia, nesta Praça realiza-se um Mercado Medieval e é utilizada nas festas de São Froilán para expor os tradicionais carros, típicos e engalanados.

 

Fora agora este evento, esta Praça, segundo dizem, e nós, pelo tempo que nela permanecemos, confirmámos, é bastante tranquila e sossegada nos restantes dias do ano.

 

Saídos da Praçadel Grano”, passando pela frente da Igreja de Santa Maria do Caminho e pelo Conventode la Concepcion”, dirigimo-nos para a Cerca Medieval.

 

Leão possui o terceiro cinto de muralhas mais importantes de Espanha, depois de Ávila e Lugo. São cerca de dois quilómetros de longitude de muralhas e 36 “cubos”, semicilíndricos que tem Leão, entre 1 400 metros de muralha romana e 600 metros de muralha medieval (ou cerca), quer à vista, quer oculta.

 

Apenas 900 metros hoje estão à vista.

 

Existe um plano municipal, ambicioso, para recuperar e limpar toda esta cintura de muralhas, pondo à luz do dia, dos leoneses e seus visitantes, os troços que estão escondidos, quer erguendo-os, quer deitando abaixo as casas que lhe estão adossadas, deixando toda a muralha a descoberto. O plano de recuperação, que deu início em 2009, continua.

 

O trajeto de muralha, ou cerca medieval, que nos propusemos percorrer, numa extensão de 530 metros, situa-se na parte este da cidade e dá pelo nome de “Calle Cercas”.

21.- 2016 - Camino del Salvador - León (590).jpg

É um pequeno passadiço militar, compreendido entre um muro superior e outro inferior, que está aberto ao público como rua pedonal, com muros de ameias. Este trajeto tinha uma entrada para o burgo medieval, através de uma porta - a Porta Moneda - da qual apenas hoje restam as suas partes laterais (no cruzamento da rua com o mesmo nome).

22.- 2016 - Camino del Salvador - León (587).jpg

O leitor (a) que queira conhecer melhor os diferentes troços da muralha, as épocas em que foram construídos, bem assim o respetivo Plano de Recuperação, aconselha-se a leitura do artigo sob a designação “Muralla de León”.

 

Estando a poucos quarteirões desta Cerca o El Corte Inglês de Leão,

23.- 2016 - Camino del Salvador - León (600).jpg

aproximando-se a hora de almoço, tomámos a decisão de entrar neste Centro Comercial para fazermos umas compritas necessárias para o Caminho do dia a seguir e almoçar.

 

Do alto da varanda do restaurante desta superfície comercial, uma vista parcial da cidade de Leão, vendo-se, no meio do seu casario, a Catedral.

24.- 2016 - Camino del Salvador - León (603).jpg

Depois do almoço, decidimos continuar a pé e, desde este local, dirigirmo-nos até ao nosso alojamento, na Grã Via de São Marcos, aproveitando um pouco de tempo para descansar pois a manhã foi muito intensa a andar, percorrendo ruas e ruelas da cidade.

 

No trajeto para o alojamento, passámos pelo Jardim de São Francisco, onde se encontra uma escultura do Santo

25.- 2016 - Camino del Salvador - León (617).jpg

e, do outro lado da rua, a Igreja que leva o seu nome.

26.- 2016 - Camino del Salvador - León (619).jpg

Eram quatro horas da tarde quando saímos do hotel com o objetivo de irmos visitar o Museu de Arte Contemporânea de Castilha e Leão (MUSAC) e a Praça de São Marcos.

 

Fica, porém, esta reportagem para o último post sobre Leão.

 

27.- 2016 - Camino del Salvador - León (553).jpg

 


publicado por andanhos às 15:21
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.rádio

ouvir-radioClique no rádio para sintonizar

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Por terras de Portugal - ...

. Por terras de Portugal - ...

. Por terras de Portugal - ...

. Versejando com imagem - A...

. Por terras da Ibéria:- Ca...

. Palavras soltas... Em dia...

. Ao Acaso... Com Torga, fa...

. Reino Maravilhoso - Barro...

. Por terras da Ibéria:- Ca...

. Versejando com imagem - L...

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Agosto 2011

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.A espreitar

online

.links

.StatCounter


View My Stats
blog-logo